Especialistas indicam como se alimentar bem
A boa alimentação deve ser variada e incluir todos os tipos de alimentos: os energéticos, os construtores e os reguladores
.
- Texto:
Getty Images
Segundo nutricionistas ouvidos pelo Jornal da Tarde, seguir à risca aqueles cardápios super restritivos, que impõem grãos integrais, grelhados, verduras e banem doces e frituras, só é necessário para atletas, pessoas com alguma doença que exija uma dieta rigorosa ou que precisem perder muito peso. A nutricionista Andrea Andrade explica que a boa alimentação deve ser variada e incluir todos os tipos de alimentos: os energéticos, os construtores e os reguladores.
Os energéticos são os alimentos a base de carboidratos (pão, arroz ou massas, de preferência integrais, ricos em fibras, que facilitam a digestão e reduzem a absorção de gorduras e açúcares); os construtores são as carnes, leite e derivados, ricos em proteínas e ajudam na construção dos tecidos; e os reguladores são as vitaminas, ácidos graxos e sais minerais, que ajudam no bom funcionamento do organismo e previnem doenças. E é esse terceiro grupo que as pessoas negligenciam.
Carne é bom e praticamente todo mundo come. O mesmo vale para um pão, um biscoito um chocolate. Mas quem é que faz questão de se empanturrar de beterraba, rúcula, espinafre ou tomate? Segundo a nutricionista Solange Saavedra, o brasileiro das grandes capitais é obrigado a comer na rua e são poucos os que consomem todos os nutrientes necessários - mesmo num restaurante a quilo, onde a variedade de carnes e saladas é grande.
Ela explica o erro: a pessoa entra na fila e vai se servindo com o que lhe apetece. O resultado é um prato cheio e desequilibrado. Por exemplo: em vez de uma porção de carboidrato,se serve de quatro: arroz, batata frita, polenta e macarrão. "Geralmente deixam a salada de fora." O correto, diz Solange, é ver todas as opções e fazer as escolhas antes de se servir.
Consumindo porções regulares de frutas, verduras, legumes, fazer refeições e lanches a cada três horas, além de beber pelo menos dois litros de água garantem uma alimentação saudável, diz Andrea. Cumprindo o mínimo, é possível comer doces, frituras e alimentos gordurosos. Sem exagero. E sem culpa.
Fonte: http://noticias.r7.com/saude/noticias/especialistas-indicam-como-se-alimentar-bem-20091026.html
10 Dicas Para Você se Alimentar BEM
1. Não fique muito tempo sem se alimentar. Evite encher demais seus estômago, prefira comer entre as principais refeições (uma fruta, por exemplo)
2. Respeite os horários das refeições. Procure comer em ambiente tranqüilo, sem pressa. Mastigue bem os alimentos, pois a boa mastigação facilita a digestão.
3. Procure não dormir de estômago "cheio" e evite ingerir alimentos no meio da noite. Você deve esperar, no mínimo, 90 minutos para se deitar após a última refeição.
4. O fumo dificulta seu tratamento. Já está demonstrado que em fumantes a cicatrização de úlceras ocorre muito mais lentamente. Deixar de fumar é o ideal, mas quando isso não for possível, reduza ao máximo o número de cigarros por dia.
5. Muito cuidado com os antiinflamatórios, inclusive Ácido Acetilsalicílico, que são freqüentemente usados em diversos processos como: gripe, inflamações e dores em geral. Muitos destes medicamentos "atacam" seu estômago podendo provocar úlcera e gastrites, além de dificultar seu tratamento. Converse com seu médico antes de usar estes medicamentos.
6. Até hoje não se demonstrou que os alimentos provocam úlcera ou gastrite. No entanto, é importante que você identifique alimentos que "não caem bem" e procure evitá-los. Frituras, doces concentrados, embutidos, comidas muito condimentadas, suco de frutas cítricas e bebidas gasosas podem provocar sintomas e, por isso, devem ser evitadas ou ingeridos com moderação.
7. Alimentos ricos em fibras devem ser preferidos; cereais integrais, frutas, verduras e legumes devem estar presentes na alimentação diária, pois auxiliam no processo digestivo.
8. Cuidado com o uso abusivo do leite. Embora ele provoque uma sensação imediata de alívio da queimação, o leite contém muito cálcio e proteína que são potentes estimulantes da secreção ácida do seu estômago, causando um aumento tardio da acidez e piorando a sensação de queimação. Você pode tomar de 1 a 2 copos de leite por dia. Evite tomar leite antes de dormir.
9. Bebidas alcoólicas em excesso devem ser evitadas, o álcool é um irritante da mucosa gástrica. Procure não ingerir bebidas alcoólicas de estômago vazio. Isto também vale para o café. Tomar um café depois do almoço e do jantar não vai causar problemas. O que você deve evitar é tomar inúmeros "cafezinhos" o tempo todo.
10. Relaxe. No auxílio do seu tratamento, busque fazer atividades físicas que você gosta para aliviar o stress diário e melhoras sua qualidade de vida.
Fonte: Medley
Nenhum comentário:
Postar um comentário